Proband 6 - Deutsche Schule Lissabon

A visão positiva do sistema escolar alemão leva a um aumento de inscrições no estrangeiro

1. Qual é a sua nacionalidade? Português.

2. Fala alemão? Sim, como língua materna, como língua estrangeira, Sim

3. Já esteve na Alemanha? sim

4. Quantos filhos tem? Dois

5. Que idade têm os seus filhos?) 10 e 6 anos.

6. Todos frequentam a EAL? Sim

7. Quando entraram? Jardim de Infância; Primária; Secundário? Jardim de Infância

8. Frequentou uma Escola Alemã? Tem parentes que frequentaram uma EA ? Avós, pai, mãe, irmãos, outros? não (sim) É essa a razão de matricular os seus filhos na EAL? (não) Como tomou conhecimento da EAL? Anúncio no jornal; recomendação da escola anterior; recomendação de parentes/ amigos; outros Outros. Pesquisa de oferta de escolas bilingues na minha cidade.

9. Qual é a razão para matricular o(s) seu(s) filho(s) na EAL? Adquirirem fluência total numa língua estrangeira relevante e muito diferente da língua materna.

10. O que é importante para si? aprendizagem da língua alemã É o mais importante o sistema da escola É o segundo aspeto mais importante o encontro com alunos de outras nacionalidades Não é importante.

11. Há quem diga que se aprende mais na EAL do que numa escola portuguesa. Concorda? Penso que sim, pelo menos no ensino oficial. Aprende-se mais do que numa escola portuguesa. Sim, em relação ao ensino oficial Em muitas disciplinas, aprende-se mais do que nas escolas portuguesas (indique as disciplinas). Línguas. O tipo de escola frequentada não tem influência no sucesso escolar. Claro que tem Na EAL aprende-se menos do que numa escola portuguesa em certas disciplinas. Penso que não. Na EAL aprende-se menos do que numa escola portuguesa. Não.

12. Qual foi, concretamente, a razão da sua preferência pela EAL em relação a uma escola portuguesa ou outro colégio particular? A comparação, no meu caso, foi feita apenas em relação a outras escolas bilingues: inglês (extremamente cara e distante), francês (mais barato que escola alemã, mas muito mais difícil de entrar) e espanhol (não valia a pena, língua é muito semelhante ao português). melhor qualidade das aulas Não organização da escola (rigor, ordem, métodos de ensino) Sim proximidade da escola/transportes fáceis Sim aprendizagem de mais uma língua estrangeira importante Sim melhores hipóteses de formação e vantagens profissionais Sim

14. O que espera da frequência da escola para o seu educando? melhores hipóteses profissionais Sim o „Abitur“ com a possibilidade de um curso universitário na Alemanha Sim, se as crianças quiserem. experiências culturais Sim abertura para o mundo Sim

15. O que pense sobre a Alemanha. Sobre os Alemães? Sobre o sistema de formação? É um ótimo país para se trabalhar, extremamente organizado e eficiente, com um bom sistema de ensino. Mas não é o melhor país para estrangeiros.

16. Aconselhava a um conhecido matricular o filho dele na EAL? Sim Caros Pais, muito obrigado pela ajuda!